Estrevista com Kamile Girão, autora do livro ‘Yume’

Ei gente, tudo bom? É com muito prazer que eu venho postar uma entrevista aqui com a Kamile Girão, autora do livro “Yume”, que será lançado pela Editora Dracaena.

QUEM É KAMILE GIRÃO?

“Kamile Girão (ou Kami, como prefere ser chamada) é cearense e nasceu no dia 22/01/1993. Mora em Fortaleza e, concomitantemente, em uma dimensão paralela. Estuda Letras, habilitação em Língua Portuguesa na UFC, mas, por hora, ainda não tem noção de qual ramo pretende atuar. Também é formada emWebdesign pelo Senace trabalha na área por satisfação pessoal. É uma tímida aquariana que adora dar escapadas da realidade, principalmente quando encontra-se com fones de ouvidos dentro de um ônibus (e detesta sair de seus devaneios quando está neste estado de espírito).
Adora livros. Sempre olha com desgosto para a sua carteira quando entra numa livraria, mas sai toda saltitante quando consegue sair da mesma com alguma sacola pendurada nos braços. Sempre sai de casa com um livro na mão, seja para salvá-la do tédio quando necessário, seja para guardar os documentos quando não quer usar carteira, seja para apenas fazer volume na bolsa. Além deles, ama os DVD’s de doze reais das Americanas, os seriados os quais costuma baixar (principalmente Supernatural ♥), mangás, animes, bonecas colecionáveis (com destaque para as Pullips, embora, no momento, esteja tentando montar a coleção das Princesas da Disney ♥).”

Blog da autora | Twitter | Página do livro no Skoob

A Kamile é uma fofa e eu fiquei muito feliz por ela ter aceitado participar! Um agradecimento especial ao pessoal da Dracaena, que sugeriu a entrevista com ela.

Entrevista

1) Primeiro Kamile, um resumo da história pela autora: Conte-nos um pouco sobre o seu livro, Yume.

Então, Yume é um romance que trata basicamente de sonhos e da estranha relação de Nadia Lima – uma alemã de dezesseis anos – e Adrien – um guitarrista brasileiro de vinte e dois anos. Embora separados, ambos mantém uma ligação por meio dos sonhos que têm e, a partir disso, surge uma paixão permeada por mistérios e desencontros.

2) De onde você tirou essa ideia? Você sempre quis ser escritora?

Yume nasceu quando eu estava na fase inicial da minha adolescência e sonhava (literalmente) com o meu príncipe encantado. A partir daí, comecei a imaginar como seria encontrá-lo na realidade e como isso aconteceria e, assim, surgiu a inspiração para Yume, pois, na história, eu descrevia como tudo deveria ocorrer não apenas com as personagens, mas comigo também.

Quanto a ser escritora, isso foi uma decisão recente. Escrevo desde pequena, mas era apenas uma atividade descompromissada, um simples hobby. Quando cheguei ao terceiro ano (em 2009), percebi que aquilo era o que me fazia realmente feliz e o que eu realmente queria fazer da minha vida. Procurei aprimorar a minha escrita e terminar os esboços de histórias que fazia. Apenas em 2010, comecei a procurar editoras e levar a ideia adiante.

3) De onde você tira sua inspiração?

Principalmente de músicas. Sou movida a isso! Consigo criar cenas grandiosas se estiver escutando uma faixa nova no meu MP4 ou um álbum de uma banda que me interesse (como foi o caso de Yume, que nasceu do álbum From Me ToYou, da cantora Yui).

4) Fale para nós sobre o processo de criação do livro, desde quando você estava escrevendo até a publicação. Como foi escrever? Chegou a pensar em desistir?

Comecei a escrever novinha, quando estava perto de completar quinze anos. Tinha a ideia central (que era falar dos sonhos), mas faltava o objetivo da história (o porquê de tudo aquilo acontecer). Demorei mais de um ano para formular a história inteira e isso chegou a me desestimular bastante. Só foi no final de 2009 (no mesmo ano em que decidi ser escritora) que consegui dar continuidade a Yume.

Do processo de criação ao de conclusão, foram necessários dois anos. E, para a publicação (isso contando busca por editoras, período de avaliação e fechamento do contrato), dez meses.

5) E foi difícil achar uma editora para publicar o seu livro?

Um pouco. Passei por um período complicado com a primeira editora para qual enviei Yume. Passado esse momento de muito sufoco, comecei a procurar por outras editoras, sempre pesquisando sobre a empresa. E foi nesse período que uma amiga me indicou a Dracaena.

6) Você pretende escrever e publicar mais livros? Já tem algum projeto em mente que possa nos contar?

Sim, e já tenho em andamento quatro projetos (dentre os quais, um será feito em parceria com amigas). Porém, por enquanto, nada posso revelar sobre eles, infelizmente ): . Peço apenas que aguardem, pois surpresas virão em breve!

7) Dê uma dica a todos aqueles que querem se tornar escritores.

Acho que, acima de tudo, é necessário ler muito. Lendo, você desenvolve um vocabulário, aumenta-o e aprimora-o. Ligar-se em dicas de português também é extremamente válido, pois a base de ser escritor é essa: saber manusear a sua língua.

Pedir a opinião de pessoas próximas também é essencial. Analise as críticas delas, veja o que pode modificar e melhorar na sua história. Críticas construtivas nunca são demais!

Por fim, revise seu texto inúmeras vezes. Acredito que um livro será extremamente bom se, primeiramente, ele lhe agradar. Não receei diante a ideia de mudar aquela passagem que não está muito boa. Alterações são necessárias.
Basicamente, é isto ^_ ^.

8 ) Muito obrigada pelo seu tempo e atenção! Desejamos muito sucesso para você.

Eu quem agradeço a oportunidade! Grande abraço a todas vocês da Et Coetra e aos seus leitores!


É isto, gente! A Kamile é realmente uma fofa *-* Está mantendo segredos quando aos novos projetos, mas nós vamos esperar, right? haha. Eu adorei a entrevista, e vocês? Mal posso esperar para ler o Yume! Para quem quiser ler, aqui está o resumo do livro:

Por detrás das roupas surradas masculinas que costumava vestir, um mundo incrivelmente estranho se escondia. Nadia sabia que sua cabeça não era comum e que suas ideias divergiam do que era normal. Apenas ela conseguia ver o que não existia. Apenas ela era capaz de desenhar com perfeição um personagem visto em um sonho.

Guitarrista, estudante, filho, cético, objeto sexual de quem o quisesse. Ainda assim, Adrien não era feliz. Contudo, a vida monótona e libertina parecera ganhar um sentido especial quando estranhos sonhos se projetaram em sua mente e quando a missão aparentemente inimaginável lhe fora imposta: impedir que uma determinada garota chegasse ao Yume, o local proibido para meros humanos.

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|