Resenha – De Volta à Caixa de Desejos, Ana Cristina Melo

POR RACHEL LIMA

Primeiramente, eu não recomendo que você leia esta resenha se você ainda não leu o ‘Caixa de Desejos’. Mas, se você quiser, vá em frente por sua conta e risco, não vou soltar tantos spoilers assim.

Marília – nossa personagem de onze anos (no último livro) que enfrentou suas provações da idade – cresceu. Com seus dezoito anos está terminando o Ensino Médio e está prestes a fazer a tão temida prova de vestibular.

A protagonista cresceu, assim como os seus problemas. Agora, não são mais aqueles com o primeiro amor ou com sua meia-irmã que ela não-gostava-tanto-assim (também porque se tornaram melhores amigas) e sim com um namorado ciumento, o comportamento estranho de sua melhor amiga, o sobrinho de sua avó Ida e possíveis novas paixões, além da tensa situação entre seus pais.

A escrita da Ana Cristina Melo é leve e divertida, e Marília volta com toda a sua esperteza e determinação que talvez – só talvez – não sejam tão suficientes para resolver seus problemas. Quem sabe uma ajuda? Afinal, a Caixa de Desejos ainda está lá.

Nesta transição de Marília para sua vida de responsabilidades percebemos – claramente – suas inseguranças, anseios, ambigüidades: com várias “Marílias” lutando para ter seu desejo realizado. E quem não é assim? Queremos algo e não queremos ao mesmo tempo e, por vezes, rejeitamos os nossos desejos – somos ambíguos e duais. Cada uma das Raquéis (Rachéis? Rachels?) com certeza se identificou com cada Marília e cada faceta de Marília do livro. Ana continuou me encantando com este segundo volume, amei! E eu simplesmente adorei o fato do livro ser maior, deu para me divertir muito mais, haha.

FICHA TÉCNICA
Título: De Volta à Caixa de Desejos
Autora: Ana Cristina Melo
Editora: Usina de Letras – Vermelho Marinho

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|