Resenha – O Céu está em Todo Lugar, Jandy Nelson

Por Talita Helen

Resenha
O Céu Está em Todo Lugar

Lennie Walker, abcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas, quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histуrico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola.

Lennie é uma clarinetista brilhante, porém, agora que sua irmã mais velha Bailey, morreu, nem o clarinete, nem nada parece fazer sentido, ela está perdida e quer sua irmã de volta. Lennie não consegue aceitar, Bailey tinha apenas 19 anos, não podia ter morrido, não tinha lógica.

Alguns dias depois da morte da irmã, Lennie volta para o colégio, é estranho todos ficam olhando para ela, como se ela carregasse o cadáver da irmã em seus braços. Nesse mesmo dia, Lennie conhece Joe, ele acabou de voltar da França e é um músico incrível, ele a tira da tristeza e faz ela se sentir bem, porém, nasce uma forte ligação entre Lennie e Toby, namorado de Bailey, ele parece ser o único que a entende e sente a sua dor.

Lennie e Bailey foram criadas pela avó, não conheciam o pai e a mãe um “espírito livre” como dizia a vovó, havia sumido no mundo, deixando as meninas com a avó, ela dizia que as mulheres da família Walker tinham esse “gene inquieto” que fazia com que elas fossem embora, explorar o mundo, se apaixonar todos os dias por uma pessoa diferente…Além de vovó, existe também o Tio Big: floricultor, viciado em maconha e aprendiz de cientista louco, mas Tio Big é um amor de pessoa, e não ter a mãe ou o pai por perto nunca importou muito.

Então, de repente o mundo de Lennie vira de cabeça para baixo, além da morte da irmã, agora ela terá que manter um certo equilíbrio entre Joe e Toby, ambos são legais, carinhosos e se importam com ela, e Lennie se vê dividida entre eles, sentimentos começam a despertar dentro dela.

Bem, primeiramente não posso deixar de dizer que a Novo Conceito está de parabéns, a editora vem caprichando muito em seus livros e kits, e com O Céu está em Todo Lugar, não é diferente, muito pelo contrário, me arrisco a dizer que é o kit mais lindo, a capa do livro é semi-dura e tem uma textura diferente dos outros livros, o livro vem dentro de uma caixinha mega fofa e junto vem uma caixinha de giz de cera para que você possa “pintar o 7” e colorir a capa do kit.

A diagramação do livro também é muito boa. As letras são na cor azul e no começo de cada capítulo tem tipo uma foto, com um poema escrito por Lennie, poemas que ela escrevia em qualquer coisa que achasse, copos plásticos, papéis de bala, partituras…Poemas que ela espalhava por ai, enterrava no meio das flores, etc…

A história é apaixonante, vemos o dilema de uma adolescente que acaba de perder a irmã e ao invés de fechar no seu próprio mundo (embora ela acabe se fechando) se vê apaixonada e dividida. Como eu disse é apaixonante, a narrativa é leve (apesar de ser uma história, até certo ponto triste) e você vai passando as páginas sem nem, perceber.

Não quero contar muito para não dar spoilers, quero que vocês leiam e se surpreendam, se encantem, assim como eu me encantei.

“E é ai que concluo: sem o aconchego e a confusão dos braços de Toby, sem a sublime distração de Joe, só resta a mim mesma. Eu, como uma pequena concha com a solidão de um oceano inteiro que grita de forma invisível por dentro.
Eu.
Sem.
Bailey.
Sempre.
Afundo a cabeça no travesseiro e grito como se minha alma fosse rasgada ao meio, e ela foi.”

Título Original: The Sky is Everywhere
Autora: Jandy Nelson
Editora: Novo Conceito

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|