Resenha - Nós, os Deuses, Bernard Werber

 photo bannerblog1_zps70e9f9b1.jpg
Nós, os Deuses por Bernard Werber
Nós, Os DeusesEm algum lugar muito, muito distante, no planalto de uma ilha conhecida pelo nome de Aeden, localiza-se a cidade de Olímpia. Ali funciona a Escola dos Deuses, uma inusitada instituição sob o comando dos doze deuses da mitologia grega, responsáveis por ensinar aos seus aprendizes uma arte que requer talento, criatividade, inteligência, sutileza e intuição: a arte de ser deus.
Após evoluírem em suas vidas como mortais e desempenharem satisfatoriamente a função de anjo da guarda, os 144 alunos-deuses receberam a missão de gerenciar multidões humanas. Para isso, cada um deles é encarregado de cuidar de uma população, ajudá-la a desenvolver instintos de sobrevivência, criar cidades, guerrear, inventar religiões.
Entre os escolhidos para essa nova turma de estudantes divinos estão figuras anônimas, como o protagonista Michael Pinson e seus amigos Edmond Wells e Raul Razorback, e personalidades ilustres, como Marilyn Monroe, Édith Piaf, Gustave Eiffel, Joseph Proudhon, Sarah Bernhardt, e muitos outros.
Mas eles logo descobrem que não à toa a profissão de deus é considerada a mais difícil das atividades. Todos precisam lidar com a influência de seus mestres – entre eles Afrodite, a deusa do Amor, que desperta em Michael uma paixão arrebatadora – e com a presença de um deicida desconhecido, que resolve eliminar um a um os próprios colegas.
Além disso, os segredos da Ilha de Aeden despertam muita curiosidade, e os alunos-deuses estão dispostos a arriscar o que for preciso para descobrir, principalmente, o que é a brilhante luz no alto da montanha e que parece vigiá-los. O que será que aquilo significa? Certamente nem todos sobreviverão para desvendar esse mistério.

Já imaginou ter os deuses da mitologia grega como professores? Na Ilha de Aeden isso é possível, é lá que está situada a Escola dos Deuses. Na ilha 144 alunos-deuses irão aprender a arte de ser um deus. 




Michael Pinson, o protagonista, após evoluir de sua vida morta, passou a ser um anjo, como anjo ele foi responsável por cuidar de 3 mortais, porém, sua situação de 'anjo da guarda' chega ao fim e está na hora de Michael evoluir novamente, agora ele é um aluno-deus e precisa aprender a se tornar um deus. 

Para isso, ele e mais 143 alunos-deuses (entre eles figuras anônimas, como o próprio Michael e personalidades conhecidas no mundo todo, como Marilyn Monroe, Édith Piaf, Antoine de Saint-Exupéry, entre outros...) se tornaram responsáveis por gerenciar 144 multidões humanas, cada aluno se tornará responsável por um grupo e como 'deus' deve cuidar para que suas civilizações progridam e cresçam de forma a se tornarem fortes e garantir sua sobrevivência.


Além da preocupação com suas civilizações, os alunos-deuses enfrentaram também o medo que vem assolando todos na ilha. Alguém vêm assassinando alunos-deuses sem um motivo aparente. Atena jura que quando encontrar o deicida ele irá sofrer a pior das punições, porém, ninguém sabe, ou desconfia quem seja ele.

Junto com seus amigos, Michael irá também tentar explorar os mistérios da ilha. Afinal, que luz é aquela que brilha no topo da montanha, da qual ninguém sabe explicar? Enfrentando monstros e mistérios, Michael e seus 'teonautas' (nome que ele e seus amigos adotaram para o grupo) farão de tudo para descobrir.


"Nós, os Deuses" é uma aventura fantástica repleta de segredos, porém, mais do que isso o livro é um poço de conhecimento mitológico e histórico. Cheio de reflexões, a narrativa é um pouco diferente do que estamos acostumados e a leitura em si é bem densa. Me arrisco a dizer que esse não é um livro que vá agradar a todos, é um desses casos em que se você se distrair por um momento se quer, acaba perdendo o 'fio da meada'. Como dito, é uma leitura mais densa e complexa, porém, super recomendada.


“O que mais assusta o Homem é o Desconhecido. Assim que o Desconhecido, mesmo que adverso, é identificado, o Homem se sente mais seguro. Mas “não saber” dispara seu processo de imaginação. Em cada um surge seu demônio interior, o “pior de si”. Acreditando enfrentar as trevas, ele enfrenta monstros fantasmagóricos do seu inconsciente . No entanto, é no momento mesmo em que o ser humano encontra o fenômeno novo não identificado que seu espírito funciona melhor, em seu mais alto nível. Ele mantém o foco. Mantém-se desperto. Com todas as suas faculdades sensoriais, ele procura compreender para represar o medo. Descobre, em si, talentos insuspeitos. O desconhecido o fascina e excita ao mesmo tempo. Ele o teme e, simultaneamente, o deseja, na expectativa de o cérebro conseguir encontrar soluções para se adaptar. Enquanto inominada, qualquer coisa dispõe de grande poder de desafio para a humanidade. Edmond Wells, Enciclopédia dos saberes relativo e absoluto, tomo V.” Página 20

Título Original: Nous, les Dieux
Autora: Bernard Werber
Páginas: 434

Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528615784
Ano: 2014 


 photo bannertaly_zpse3d2f774.jpg

0 comentários:

 
Design geral de: Rachel Lima | C�digos de Giovana Joris
|